POLÍTICA DE CRÉDITO

Uma política de crédito pode definir-se como um instrumento de gestão mediante o qual se determinam padrões de decisão para a resolução de problemas semelhantes. A política de crédito de uma empresa define os elementos necessários para a concessão, monitorização e recuperação do crédito concedido.

Podem existir tantas políticas de crédito quantas as empresas, já que cada empresa tende a respetiva definição de acordo com a sua cultura empresarial e com os seus objectivos estratégicos. Em qualquer situação, há sempre que procurar o equilíbrio entre a necessidade de vendas e sustentar uma carteira a receber de alta qualidade. Por isso, uma política de crédito eficaz é aquela que conseguir que os clientes paguem de acordo com a forma e no tempo previsto para o efeito.

As políticas de crédito de uma empresa podem de resultar várias combinações possíveis, consoante o tipo de riscos que está disponível para assumir. Por exemplo, o essencial da política de crédito pode reduzir-se em ser liberal na concessão de crédito a clientes e igualmente liberal nas cobranças. Uma política de crédito liberal, tal como a definida, pode ter como consequência menos lucros ou maiores perdas, o que é perfeitamente compreensível no início de qualquer negócio ou introdução de um novo produto ou serviço, é um risco que a empresa assume. Mas, em regra, é prudente que uma política de crédito liberal seja contrabalançada com uma política de recuperação conservadora, mediante a qual, desde cedo, são definidas linhas de ação para evitar o incumprimento e diminuir os prazos de pagamento a clientes.

Ser empreendedor não é apenas ter uma boa ideia, um bom produto, ou agarrar uma boa oportunidade. Tudo isso é importante, mas, não menos importante é ter uma boa organização, o que significa definir desde o início a quem vender, com que prazos, com que garantias e o que se irá fazer para assegurar que os pagamentos sejam feitos nos prazos acordados.

Tente isto: Promova uma reunião entre os departamentos de vendas, marketing e financeiro com vista a definir qual o nível de risco de crédito que a empresa quer ter e que medidas está disponível para tomar para não o ultrapassar.

Comentários

Artigos populares

DESCONTOS DE PRONTO PAGAMENTO

CERTIDÕES DE INCOBRABILIDADE

A LISTA PÚBLICA DE EXECUÇÕES

O QUE É UM TÍTULO EXECUTIVO?

PROPOSTAS DE PAGAMENTO IRREAIS