DESCONTOS DE PRONTO PAGAMENTO

Um desconto de pronto pagamento consiste numa redução de preço oferecida por um vendedor ou prestador de serviços quando o cliente realiza o pagamento imediato ou dentro de um prazo curto após a compra.  É uma maneira de incentivar o cliente a efetuar o pagamento de forma antecipada, proporcionando vantagens tanto para o comprador quanto para o vendedor. Geralmente, o desconto de pronto pagamento é expresso mediante uma percentagem do valor total da compra e poderá variar dependendo das políticas comerciais da empresa. Por exemplo, um vendedor pode oferecer um desconto de 5% para pagamento à vista ou dentro de um prazo de, digamos, 10 dias após a emissão da fatura.

No entanto, se os descontos forem feitos depois da emissão da fatura poderá haver um problema. 
É que a fatura é emitida sob condição de pagamento imediato. Se o pagamento ocorrer no momento seguinte existe uma oferta sem qualquer contrapartida e se não ocorrer de todo a fatura com desconto de pronto pagamento também poderá constituir um quebra-cabeças fiscal, tendo em conta a necessidade de liquidar o IVA.
Felizmente, existem alternativas. Por exemplo, nas vendas avulsas, poderá haver redução no preço final contra o pagamento imediato e, nas vendas periódicas, poderão ser considerados prémios pelo pagamento pontual ou na data de vencimento. Nesta última situação, sempre que for detetado que um cliente paga pontualmente durante um período largo de tempo, por hipótese, seis meses ou um um ano, oferece-se um crédito que poderá ser utilizado em futuras compras ou aquisições. Uma outra versão do mesmo princípio reside na possibilidade de um desconto na primeira fatura, se o meio de pagamento escolhido pelo cliente for o débito direto.

Um desconto de pronto de pagamento adaptado às circunstâncias do negócio, da empresa e dos clientes, poderá ser um importante aliado na guerra diária pela diminuição do risco de crédito, podendo servir ainda como mais uma maneira de motivar o cliente a pagar a tempo e a horas, mas há que ponderar bem os termos em que essa oferta poderá ser feita, dependendo do tipo de produto ou serviço, assim como as negociações específicas entre o comprador e o vendedor.