COMO DETETAR UM MENTIROSO

Bismarck, importante estadista alemão do século XIX, dizia que nunca se mente tanto como após uma caçada, durante uma guerra, ou antes de umas eleições. Neste elenco de situações falta apenas as cobranças. Na recuperação de crédito temos o previlégio de encontrar mentirosos bastante habilidosos, verdadeiros artistas na arte de enganar. O mentiroso perfeito acredita de tal modo na sua própria mentira que é quase impossível detetá-lo. Mas a maior parte dos mentirosos tem consciência de que mente, o que os torna detetáveis. Algumas sugestões para detetar um mentiroso.

1. Prestar atenção às inconsistências: Os mentirosos têm frequentemente dificuldades em manter a sua história consistente. Procure contradições ou mudanças na narrativa ou nos detalhes fornecidos. Quando questionado por mais informações, um mentiroso geralmente não arrisca mais do que respostas vagas ou evasivas.

2. Observar a linguagem corporal: Pistas não verbais podem ser reveladoras. Os mentirosos podem exibir sinais de desconforto, como evitar o contacto visual, inquietação ou tocar o rosto repetidamente. Fique atento a gestos nervosos ou a movimentos corporais incomuns ou fora do padrão.

3. Avaliar expressões faciais: Observe microexpressões, que são expressões faciais breves e involuntárias que podem revelar emoções verdadeiras. Essas expressões fugazes podem contradizer as emoções pretendidas pelo mentiroso e fornecer pistas para detetar uma mentira. 

4. Notar pistas verbais: Os mentirosos podem apresentar indicadores verbais, como hesitações, gaguês ou uso excessivo de preenchimentos (por exemplo, "um", "ah", "tipo istou ou aquilo"). Eles também podem usar uma linguagem excessivamente complexa ou confusa para desviar a atenção ou confundir o ouvinte. As pistas verbais são tão ou mais importantes que a linguagem corporal, o que é bom porque se se tratar de um contacto telefónico não poderemos ver a pessoa. 

5. Detetar mudanças no tom de voz: Os mentirosos podem ter mudanças na voz, como um tom agudo, ou variações incomuns no volume. Eles também podem falar mais baixo ou hesitar mais do que o normal. Estas alerações no tom de voz são sinais de alerta a ter em conta. 

6. Prestar atenção à defensividade: Os mentirosos ficam com frequência defensivos ou agitados quando questionados ou desafiados sobre as suas declarações. Eles podem tentar desviar ou redirecionar a conversa para evitar maior escrutínio.Tudo junto poderá ser um indício de uma mentira. 

7. Confiar na intuição: Às vezes, o seu instinto pode fornecer insights sobre a honestidade de alguém. Se temos o pressentimento de alguém nos está a mentir, há uma certa probabilidade de estarmos certos. Se algo parecer estranho ou inconsistente, observe e considere como um possível sinal de alerta.

8. Estabelecer uma linha-base: procurar identificar o comportamento normal de alguém observando seus maneirismos habituais, padrões de fala e linguagem corporal. Desvios podem indicar uma possível mentira e são mais fiáveis do que qualquer um dos indicadores anteriores. É necessário estar bastante atento aos promenores e saber colocar o outro à vontade para poder recolher o máximo de informação possível de modo a poder identificar padrões de comportamento habitual ou norma.

Um velho ditado popular afirma que é mais fácil apanhar um mentiroso que um coxo. Talvez não seja assim tão fácil quando lidamos com profissionais. Fácil ou difícil é importante lembrar que estas sugestões não são infalíveis e confiar apenas nelas pode levar a julgamentos incorretos. Aborde a situação com empatia e compreensão e não tenha pressa em julgar. Reforce o cuidado para não tirar conclusões precipitadas apenas com base nestes possíveis sinais de alerta e indícios.