SEIS PASSOS PARA COBRAR UMA DÍVIDA

Cobrar uma dívida poderá ser um processo delicado, mas existem alguns passos que poderá seguir para tentar recuperar o valor em falta. Eis algumas sugestões:

1. Comunique com o devedor: Entre em contacto com o devedor por telefone, e-mail, carta, ou pessoalmente. Explique claramente que há uma dívida pendente e solicite o pagamento. Mantenha um tom educado, profissional e respeitoso durante toda a comunicação.

2. Envie um aviso ou um lembrete de pagamento: Se o devedor não responder ao primeiro contacto, lembre-o que o pagamento está pendente. Poderá fazê-lo por e-mail ou por carta. A comunicação deverá ter por conteúdo, pelo menos, a indicação do valor da dívida, a data de vencimento e os meios pelos quais o pagamento pode ser feito.

3. Negocie um plano de pagamento: Se o devedor alegar dificuldades financeiras, considere negociar um plano de pagamento. Discuta opções viáveis, como pagamentos em prestações mensais. Certifique-se de que o plano de pagamento tem um documento de suporte assinado por ambas as partes.

4. Considere a mediação: Se a comunicação direta com o devedor não resultar ou se houver desentendimentos, talvez deva considerar a mediação. Contratar um mediador neutro pode ajudar a facilitar a negociação e chegar a um acordo satisfatório.

5. Envie uma notificação formal: Se todas as tentativas anteriores falharem, poderá enviar uma notificação formal de cobrança. Tal poderá ser feito por meio de uma carta de advogado ou através de um processo de cobrança judicial.

6. Procure assistência jurídica: Se a dívida não for paga mesmo após as etapas anteriores, pode ser necessário assistência jurídica. Consulte um advogado para entender as opções legais e determinar a melhor forma de proceder.

Lembre-se de que cada situação de cobrança de dívida é única, e é importante saber o que pode e não pode fazer para não perder a razão.