O SIGNIFICADO DE CONTROLAR

Controlar é saber o que aconteceu, o que está a acontecer e o que irá acontecer.

Saber e que aconteceu e o que está a acontecer, significa auscultar objetivamente a realidade e ver as coisas como elas são. Saber o que irá acontecer, significa saber para onde ir, o que fazer para lá chegar e olhar para as coisas como elas deveriam ser.

Na vida como nos negócios é importante saber de onde vimos, onde estamos e para onde vamos. Onde estamos exatamente? Na organização, quem são os 10 clientes mais rentáveis? e quais são os menos rentáveis? quantos clientes deixaram de fazer encomendas ou pedidos nos últimos 12 meses? e quanto é que isso representou na faturação? quem são os clientes cumpridores? e quem são os que se atrasam sistematicamente no pagamento? o que têm em comum os clientes que não pagaram nos últimos cinco anos?
O desafio de controlar o que quer que seja tem a ver com o conhecimento do passado, a consciência do presente e com a visão do futuro. Controlar não é apenas assumir o comando de uma operação, de uma emoção ou de um processo. Normalmente relacionamos controlo com ação. Mas antes disso controlar é recolha de informação, reflexão e planeamento. Ação é a caminhada. Reflexão é a escolha do caminho  para onde queremos ir. Um objetivo de curto prazo para o futuro poderá ser assumir o controlo, saber o que somos e onde estamos por referência aos melhores, e assumir a responsabilidade de mudar o que é para o que deve ser.

Os novos tempos trazem-nos notícia de que a única coisa estável é a existência da instabilidade. Arrumar, reagrupar, reorganizar, repensar o sentido e o valor das coisas, o que fazemos, o que sabemos e o que queremos, é o caminho mais curto para nos mantermos atualizados e com o controlo sobre algo ou alguma coisa. De outro modo, somos ultrapassados pelos acontecimentos, as coisas desmoronam-se, avariam-se, gastam-se pelo simples facto de existirem. Controlar hoje é um imperativo para podermos estar no mercado, sermos competitivos e acreditarmos que temos futuro. Quando não controlamos... somos controlados.

Artigos populares

DESCONTOS DE PRONTO PAGAMENTO

CERTIDÕES DE INCOBRABILIDADE

PROPOSTAS DE PAGAMENTO IRREAIS

O QUE É O DIREITO DE REMIÇÃO?

A LISTA PÚBLICA DE EXECUÇÕES